Portalegre saiu à rua para ver a baja

23 outubro 2025

Milhares de pessoas vibraram com a cerimónia de partida da 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500 realizada no Jardim do Tarro, no centro da cidade. Amanhã, começa a parte competitiva com o prólogo e a primeira etapa para carros e motos. Vai ser um fim de semana de grande emoção e espetáculo nos desafiantes estradões do Alto Alentejo e Ribatejo.

Todos os anos a cena repete-se. Há uma verdadeira romaria para ver de perto os pilotos de carros, motos, quads e SSV que vão participar naquela que é a mais antiga e prestigiada prova do todo-o-terreno nacional. A presença do público foi uma constante ao longo do dia, com centenas de pessoas a assistirem às verificações técnicas. 

A prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP) realiza-se entre 23 e 25 de outubro e conta para a Taça do Mundo FIA de Bajas e da Taça da Europa FIA de Bajas. Este evento integra também o Campeonato Portugal de Todo-o-Terreno de carros (FPAK) e motos, quad e SSV (FMP) e tem a particularidade de poder decidir os títulos nacionais.

A parte competitiva tem início amanhã. Os pilotos de carros e motos vão disputar o prólogo (5 km), nos arredores de Portalegre, e a primeira etapa (70 km). Dois momentos que, a exemplo de anos anteriores, devem atrair imensos espetadores. É também o primeiro medir de forças entre os melhores pilotos nacionais e estrangeiros.

Em termos desportivos, os portugueses são os grandes candidatos à vitória na bp Ultimate Baja Portalegre 500. João Ferreira (Toyota Hilux T1+ Evo) vai tentar obter o terceiro triunfo na prova, mas tem a oposição de Francisco Barreto, João Ramos, Luis Recuenco e Wlodzimierz Grajek, todos ao volante de Toyota Hilux T1+ Evo. 

Miguel Barbosa (Taurus T3 Max) venceu a prova em 2024 com um ‘side by-side’ e quer repetir o feito este ano. Tiago Reis (Taurus Evo Max), Ricardo Porém (Kaisen S1) e o espanhol Angel Valero (VM T34) podem igualmente lutar pela vitória, sobretudo se a prova for disputada com piso enlameado. Nesse caso, o reduzido peso, a maneabilidade e rapidez dos Challenger pode fazer a diferença.

A prova do ACP pode ser determinante para as contas do campeonato nacional absoluto. Gonçalo Guerreiro, João Ferreira e Tiago Reis estão na luta pelo título, quando faltam duas provas para terminar a época.  

Na categoria SSV, João Dias (Polaris RZR), Gonçalo Guerreiro (Taurus Evo Max), Mitchel Van Den Brink (Can Am Maverick), Afonso Oliveira (Polaris RZR) e Luís Cidade (Can Am Maverick) são os principais favoritos.

Nas motos, António Maio (Yamaha WR 450) vai à procura da nona vitória nesta baja. Tem a oposição de Bruno Santos (Husqvarna FE 450), Sebastian Buhler (KTM 450 EXC-F) e Micael Simão (Gas Gas EC 500), que pode sagrar-se campeão nacional em Portalegre.

Nos quads, destaque para o júnior Tomás Paulo (Yamaha YFZ450R), que lidera o Campeonato Nacional de Todo Terreno e procura a primeira vitória na bp Ultimate Baja Portalegre 500. Referência também para Luís Fernandes (Yamaha YFZ450R) e João Vale (Yamaha YFZ450R), que venceram esta prova por duas vezes.

A tradicional Mini Baja volta a ser um momento de promoção da modalidade. É disputada por pilotos dos 8 aos 14 anos de idade, divididos pelas categorias Moto, Quad e SSV. E disputam, amanhã, na zona das partidas e chegadas do prólogo, a partir das 13h30, uma prova em circuito certamente muito animada. 

scroll up