Títulos em jogo na 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500

16 outubro 2025

A 39ª bp Ultimate Baja Portalegre 500 pode ser determinante para encontrar os vencedores da Taça do Mundo FIA de Bajas e da Taça da Europa, mas também dos campeonatos nacionais de carros e motos. A emoção do todo-o-terreno vai durar até ao último quilómetro.

A Taça do Mundo FIA de Bajas tem oito provas desafiantes e com caraterísticas completamente distintas. Começou no Médio Oriente, seguiram-se quatro bajas na Europa, sendo a bp Ultimate Baja Portalegre 500 a sexta prova da temporada. O campeonato termina com dois eventos no Qatar e Dubai. As provas da Taça do Mundo têm uma duração máxima de quatro dias e um mínimo de 350 quilómetros cronometrados.

O argentino Juan Yacopini lidera com 22 pontos de vantagem sobre o checo Miroslav Zapletal, estão são os principais favoritos a suceder a João Ferreira como vencedor da Taça do Mundo de Bajas. O português Francisco Barreto é quinto na classificação a 128 pontos do líder e era preciso uma hecatombe dos adversários nas três provas que faltam disputar para vencer a competição.

A Taça da Europa FIA de Bajas tem nove etapas, as duas últimas realizam-se em Portugal, cabendo à bp Ultimate Baja Portalegre 500 encerrar a época. O título de pilotos vai decidir-se entre Bartlomiej Wajzer, que tem 397 pontos, Wlodzimierz Grajek, com 313, e Miguel Angel Valero, com 310. Afonso Oliveira é quarto classificado a 114 pontos do primeiro e sem hipóteses de conquistar esta taça.

A temporada aproxima-se do fim e os títulos nacionais também podem ficar decididos na prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). Gonçalo Guerreiro é o primeiro classificado com 113 pontos, seguido por João Ferreira, com 108 e Tiago Reis, com 79, estes são os únicos pilotos que podem chegar ao título nacional, quando faltam disputar duas provas. A luta pelo título de equipas trava-se entre o Team Transfradelos, que tem 179 pontos, e o Old Friends Rally Team, com 97.

Nas motos, há cinco pilotos a lutar pelo título no todo-o-terreno. Micael Simão está na frente com 112 pontos, seguido por Martim Ventura, com 68, Gustavo Gaudêncio, com 62, e Tomás Dias e Bernardo Megre, com 59.

scroll up